quinta-feira, 7 de maio de 2015

UM POUCO SOBRE A GENEALOGIA FRIEDRICH UHLMANN E ELISABETH NASCIDA BEHRINGER



As famílias Uhlmann vieram da aldeia Stadtler da Boemia  do Império Alemão
A Boêmia era um reino doImpério Austro- Húngaro. A Boêmia decorrem em grande parte ao longo das cordilheiras como a Sumava, e as montanhas do Ore, banhada pelos rios Elba, Moldava, Ohre e por lagoas. O clima é continental temperado.








Após a 1ª Guerra Mundial, com o fim do Império, a Boêmia passou a fazer parte da Tchecoslováquia. O Brasil foi o primeiro país da América Latina a reconhecer a Tchecoslováquia como país soberano e independente, em dezembro de 1918. Desde 1993, o território boêmio faz parte da República Tcheca. 



Veleiro de três mastros
A população concentra-se nas áreas industrializadas e nas planícies férteis. Cultiva-se centeio, cevada, aveia, batatas, pomares, beterraba açucareira, lúpulo e linho. Pecuária. Exploração florestal. Mineração (carvão, ferro, zinco, chumbo, prata, urânio, caulino e grafite). Indústria agra alimentícia, cervejeira, siderúrgica, mecânica, têxtil, química, da cerâmica, do vidro e da madeira.


                                  A GRANDE VIAGEM PARA O BRASIL
No século XIX, s viagens marítimas transatlântico eram feitas por meio de veleiros de dois mastros que vinham gradativamente substituídos pelos veleiros de três mastros a vapor nas ultimas décadas do século XIX.
Os veleiros de dois mastros tinham capacidade para 200 pessoas. A viagem duravam em media de 55 a 60 dias da Europa ao Brasil. Os riscos eram enormes, as tempestades, a as ondas do Oceano Atlânticos gigantescas comparando ao veleiro, naufrágios era constantes, além de animais marinhos atrapalhando a navegação. Como também as doenças provocadas por causa do longo tempo num espaço pequeno comendo comida estragada, mortes por causa de partos mal sucedidos, febres altas, falta de higiene, falta de alimento os imigrantes passaram uma verdadeira aventura com muitos sofrimentos.  Além de enfrentar todas as peripécias tinha ainda os problemas da superlotação.Os veleiros a vapor de três mastros, á tinham mais conforto, cabia de  500 a 550 pessoas e a viagem durava em media de duas a três semanas e tinha um pouco mais de conforto, mas, em compensação as despesa ou seja o custo da viagem era bem superior ao veleiro comum.
Hamburgo destacava-se como um dos principais portos da Europa e seu movimento era enorme para os padrões daquela época. Os destinos das embarcações eram os mais variados, cobrindo praticamente todas as regiões do mundo. Linhas de tráfego regulares diretas e indiretas já haviam sido estabelecidas para diversos países, inclusive para o Brasil, cujos principais portos, Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP), já se apresentavam como as grandes portas do país. Nesses portos, além da movimentação de cargas, fruto da grande quantidade de importações e exportações de produtos alimentícios, como o café e açúcar, e produtos manufaturados, como ferramentas, vestuário e mobiliário. Encontrava-se também o tráfego intenso de imigrantes que chegavam aos milhares da Alemanha, Itália, Portugal, Espanha, Suíça, dentre outros países, em busca de uma nova vida com esperanças de riquezas, alegrias e fartura.



Christian Uhlmann e Mathilde  nascida Egger


FILHOS DE HEINRICH JULIUS FRIEDERICH UHLMANN e ELIZABETH  nascida BEHRINGER 
 Johann August Uhlmann Nascimento: 06 de março de 1857
Casou-se com Therese Goerg no dia 25 de setembro de 1883 em Blumenau
Christian Uhlmann nasceu no dia 16 de fevereiro de 1859 em Rio de Janeiro.
Casou-se com Mathilde Egger no dia 04 de fevereiro de 1889 em Blumenau
Wilhelmine Carolina Henriette Uhlmann nasceu no dia 22 de agosto
Heinrich Christian Franz Uhlmann nasceu no dia 13 de junho de 1870
Luis Carl Heinrich nasceu no dia 20 de junho de 1876 em Blumenau
Heinrich Julius Friedrich, marido de Elisabeth Behringer,
Foram colonos em Gaspar, ele faleceu no dia 30 de outubro de 1904,

Aos 75 anos e 5 meses morreu de doença de estômago.


           FRANZ THEODOR EGER e CHRISTINA WILHEMINE KLINGEN

FRANZ THEODOR EGGER, nascido em Böhlen - Turíngia, Alemanha,cc Registro na Comunidade Evangélica de Santa Isabel dia  8 de Outubro de 1865 casado com Christina Wilhelmine Klingen, ela nascida no ano e 1843, e filha de Andreas Klingen e Susanna Augusta, de Blumenau. A Susana Augusta é filha de Escrava.; tanto é que os netos (as) de Andreas Klingen e Susana são  da cor chambo ou mulato. Veja a foto de Christian Uhlmann e Mathlde. A Mathilde  é mulata. Ainda não obtive fotos De Andreas e Susana Klingen se algum tiver e ter a gentileza de me fornecer agradeço. 
Pais de:
-1 AUGUSTA FREDERICA EGGER ,nascida  no dia 8 de agosto de 1866 Comunidade Evangélica de Santa Isabel
-2 CARLOS EGGER, nascido no dia 21 de agosto de 1867 Comunidade Evangélica de Santa Isabel
-3 EMÍLIO AUGUSTO EGGER,nascido no dia 3 abril de 1869  na Comunidade Evangélica de Santa Isabel/2ª Linha
-4 MATHILDE EGGER,  nascida no ano 1871 Salto Weissbach, no município de  Blumenau, casada com Cristhian Uhlmann, nascido no ano 1859,  Ele é filho de. Heinrich Julius Friedrich Uhlmann e Elisabetha Behringer
-5 ANA EGGER, casado com Luís Carlos Henrique Uhlmann, nascido no dia 12 junho no ano de  1876, filho. Heinrich Julius Friedrich Uhlmann e Elisabetha Behringer

Obs:Tem ocasiões que o sobrenome EGGER aparece em outras grafias como: Eger, Egeer ou até mesmo de Ege ou Egea.


Christian Uhlmann  e Mathilde Egger. Ele filho  do Heinrich Julius Fridrich e Elisabeht


A família é o amor que plantamos em solo fértil, com raiz e que cultivamos e cuidamos constantemente, para que brotem belas flores e bons frutos. Não é a toa que se compara a família a uma árvore. Afinal, o que é que família senão galhos pela mesma raiz e sustentados por um tronco comum, que precisa ser forte para e sustentados por um tronco comum, que precisa ser forte para suportar as intempéries da vida. A família é feita de laços para durar. Não importa se é família de sangue ou de coração. O importante é que exista amor. As famílias de verdade são formadas por pessoas unidas, que se apoiam incondicionalmente, que querem o bem do outro, que se sacrificam reciprocamente sem pedir nada em troca, que celebram as conquistas e alegrias da vida juntas, e que oferecem os ombros como suporte para dor e para o choro. Os momentos mais felizes de qualquer pessoa são os momentos das reuniões de família.  As lembranças boas sempre são de vivencia familiar.


















Quinta geração de Heinrich Julius Fredrich Uhlmann e Elisbeth nascida Behringer















Bibliografia
retratos e fotos digitalizados por helmtraut behringer
Bilder freundlicherweise von den Eltern der Vormund vorgestellt
https://familysearch.org/learn/.../Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário