GENEALOGIA PEREIRA PEDROSO
O BRASÃO PEREIRA:
É um escudo com desenho ao meio em cor de prata sobre campo vermelho. O sobrenome é português, classificado como sendo do tiponimico, ou seja de origem geográfico; onde há peras ou pereirais. Os primeiros Pereira estavam ligados à casa de Bragança, em Portugal. Foi seu solar, a quinta de Pereira, onde tomaram o apelido, junto ao Rio Ave, em Terra de Vermoim.
O BRASÃO PEDROSO:
É constituído de ouro, com duas faixas vermelhas acompanhada de sete lobos passantes de púrpura armados e lampassado de vermelho. Os lobos são postos em duas filas de três lobos e uma fila com um lobo; todos de língua de fora.
O sobrenome Pedroso, que significa aquele que tem atributos de uma pedra, surgiram na península Ibérica, mais provavelmente na Espanha, onde se encontram os primeiros registros do sobrenome, que foram adotados por famílias que proviam de religiões com estes sobrenome,PEDROSOS começaram a se usados como sobrenomes após do seculo IX eles já eram usados como apelidos, mas não eram passados aos seus descendentes.
O BRASÃO PEREIRA:
É um escudo com desenho ao meio em cor de prata sobre campo vermelho. O sobrenome é português, classificado como sendo do tiponimico, ou seja de origem geográfico; onde há peras ou pereirais. Os primeiros Pereira estavam ligados à casa de Bragança, em Portugal. Foi seu solar, a quinta de Pereira, onde tomaram o apelido, junto ao Rio Ave, em Terra de Vermoim.
O BRASÃO PEDROSO:
É constituído de ouro, com duas faixas vermelhas acompanhada de sete lobos passantes de púrpura armados e lampassado de vermelho. Os lobos são postos em duas filas de três lobos e uma fila com um lobo; todos de língua de fora.
O sobrenome Pedroso, que significa aquele que tem atributos de uma pedra, surgiram na península Ibérica, mais provavelmente na Espanha, onde se encontram os primeiros registros do sobrenome, que foram adotados por famílias que proviam de religiões com estes sobrenome,PEDROSOS começaram a se usados como sobrenomes após do seculo IX eles já eram usados como apelidos, mas não eram passados aos seus descendentes.
Maria Messias nascida da família Pedroso, no ano de 1913, faleceu aos 97 anos |
Antonio Alexandre Pereira, nasceu no ano de 1912. morreu com 72 anos. |
A FAMÍLIA DE ANTONIO ALEXANDRE
PEREIRA E MARIA MESSIAS PEDROSO
A família de Maria Messias Pedroso são
descendentes de indígenas, viveram no Redução do Sete povos da Missões sendo
Aldeados pelos Jesuítas.
Segundo
os contos da senhora Maria Messias: Seus avós saíram fugidos do Reduto; pelo
motivo de vários conflitos. A população
dos Sete povos da Missões enfrentaram vários confrontos onde muitos da sua
família morreram. Foram caminhando pela mata até atingir mata fechada onde não
havia barulho de seres humanos.
Escravos recém libertos antes da lei Áurea do ano de 1884. Ah poucas informações sobre esta foto; De contos e mais contos Diz que :um deles é Diogo de Pereira irmão do Mateus José Pereira. |
No final século XIX, as famílias Pedroso e Pereira viviam no meio da floresta, viviam em pequenos casebre de
pau- a- pique. Faziam plantação de milho e de aipim e batata doce feijão e tinha alguns animais como porcos , galinha, gado e alguns equinos. Alguns objetos ou utensílios, barril para
colocar água, uma guampa par armazenar o leite para coalhada e comer com farinha de biju. Mobília no caso não
tinha dormia no chão ao redor do fogo durante os dia de muito frio. O fogo para fazer o cozido era ao relento onde colocava duas estacas com um pau apoiado no meio para pendurar a lata ou a panela que era era melhor para o cozinhado.
Todos andavam descasos principalmente as mulheres e as crianças. As roupas eram muito difíceis para conseguir, que tinha na maioria eram bem surrada, velhas, na maioria das crianças andava sem roupas tinha que ficar nuas e muitos dos adultos só tinha uma muda de roupa lavavam e colocava molhado para não ficam sem roupa por muito tempo. As crianças se criam solto no pasto e no arraial, vendo os animal selvagem e casando passarinho para come ou pescava no rio. A mata era cheio de pinha o que comia. Os homens vagando, correndo atrás
de caças, e brigando entre eles, muitos se matavam.
Segundo Senhora Maria Messias que sua avô contava era assim: Não foi tão; tão ruim assim. Quando nois viviam junto com os Jesuítas nos Sete Povos das Missões. Antes da chegada dos caçador de índios, antes deles chegam era bom , tranquilos e tinha muita festa. Muitas festas, causos de assombração, historias, rezas, comida, bebida, brincadeira, e cantorias. Muitas façanhas e fatos bons, era bom tinha que trabaia muto. Nois fizia fogo, tinha carreiras de cavalos e de historias engraçadas. Era muito bom.
Segundo Senhora Maria Messias que sua avô contava era assim: Não foi tão; tão ruim assim. Quando nois viviam junto com os Jesuítas nos Sete Povos das Missões. Antes da chegada dos caçador de índios, antes deles chegam era bom , tranquilos e tinha muita festa. Muitas festas, causos de assombração, historias, rezas, comida, bebida, brincadeira, e cantorias. Muitas façanhas e fatos bons, era bom tinha que trabaia muto. Nois fizia fogo, tinha carreiras de cavalos e de historias engraçadas. Era muito bom.
Dai nois fomos morar nem São Domingos despois em Palmas. No começo era melhor aqui em Palmas e as pessoas que viviam no meio do mato começou a esquecer o que tinha acontecido lá no Rio grande do Sul. La nas Palmeiras. La nos Sete Povos. Começo a criar galinhas ,porcos do mato que meu pai caçava e meu avo, tios, primos. Todos nos era parente, de um jeito ou de outro. Mas acabou tudo de veis. Dai casei fui morar em Clevelândia meus filhos todos cresceram vieram para Curitiba e dai eu também vim morar em Curitiba no ano de 1970.
Este foi um relato de Dona Messias Maria aos 91 anos de idade.
Este foi um relato de Dona Messias Maria aos 91 anos de idade.
Muitas vezes ao relatar fatos pausava a fala e depois retomava sua historia oral.
UM POUCO DA GUERRA DO CONTESTADO
A Brazil Railway obteve do governo, como forma de remuneração pelos serviços prestados, o equivalente a 15 mil metros de terras, uma em cada margem da estrada de ferro, as quais tinham que ser obrigatoriamente povoadas por estrangeiros. Porém, o que a Brazil Railway mais queria era tirar proveito da riqueza da floresta nativa ali existente, que ostentava sua erva -mate, seus pinheiros e imbuias. As empresas empregaram os imigrantes nos trabalhos com a estrada de ferro e na exploração de madeira. Deram início então à retirada forçada dos nativos, que ocupavam ilegalmente um pedaço de terra, na qual trabalhavam para que se tornasse fértil.
Essa atitude revoltou os sertanejos e foi o estopim para o conflito, que se destacou por sua característica sócio-política. A Guerra do Contestado colocou os nativos contra o governo, as multinacionais e as oligarquias. Os sertanejos encontraram o apoio que precisavam nos monges – religiosos que peregrinavam pelo sertão pregando a palavra de Deus, Este monge por muito foi uma figuras divina e sabia pregar a esperança e a divindade que poderia existir na terra, era respeitado por esse povo. Esses povoados ficaram conhecidos como Contestado e o conflito ganhou feição messiânica, sendo conhecido também como Guerra Santa. José Maria era estimado pelos seus seguidores, as pessoas socialmente desprovidas de tudo como uma boa pessoa que era o monge surgiu na hora exata para restabelecer a vida de muitos como de moradias, a saúde dos adoentados e desprovidos entre outro fatores. O costume do monge, de anotar as qualidades curativas das plantas que achava nas redondezas, o ajudou a construir no lote de um dos administradores uma botica, para melhorar a assistência de quem o procurasse.
O governo federal não viu com bons olhos o trabalho de José Maria, que passou a representar um risco para a ordem e segurança da região. Ele e seus seguidores foram severamente reprimidos pelas multinacionais e pela guarda armada do governo federal. Eles pretendiam dar fim aos povoados dos camponeses e obrigá-los a sair por bem ou por mal dos territórios dos quais haviam tomado posse. No mês de novembro de 1912 ocorreu a batalha de Irani, o qual marcou este conflito e desencadeou na morte do monge José Maria. Os sertanejos, inconformados com a morte de seu líder, partem para uma guerra civil.
O governo federal resolve usar todo seu poderio militar e abater as últimas resistentes camponesas, utilizando para este fim um grande contingente de soldados equipados com fuzis, canhões, metralhadoras e aviões, nunca antes usados em uma ação bélica desta magnitude.
Esta foto e de 1913.Camponeses treinado defesa pessoal com pedaço de pau durante as invasões de suas terras, pelos jagunços das madeireiras de época e dos Grelheiros ou seja dos CORONÉIS; Mai conhecido como A Guerra do Contestado.
UM POUCO DA GUERRA DO CONTESTADO
A Brazil Railway obteve do governo, como forma de remuneração pelos serviços prestados, o equivalente a 15 mil metros de terras, uma em cada margem da estrada de ferro, as quais tinham que ser obrigatoriamente povoadas por estrangeiros. Porém, o que a Brazil Railway mais queria era tirar proveito da riqueza da floresta nativa ali existente, que ostentava sua erva -mate, seus pinheiros e imbuias. As empresas empregaram os imigrantes nos trabalhos com a estrada de ferro e na exploração de madeira. Deram início então à retirada forçada dos nativos, que ocupavam ilegalmente um pedaço de terra, na qual trabalhavam para que se tornasse fértil.
Essa atitude revoltou os sertanejos e foi o estopim para o conflito, que se destacou por sua característica sócio-política. A Guerra do Contestado colocou os nativos contra o governo, as multinacionais e as oligarquias. Os sertanejos encontraram o apoio que precisavam nos monges – religiosos que peregrinavam pelo sertão pregando a palavra de Deus, Este monge por muito foi uma figuras divina e sabia pregar a esperança e a divindade que poderia existir na terra, era respeitado por esse povo. Esses povoados ficaram conhecidos como Contestado e o conflito ganhou feição messiânica, sendo conhecido também como Guerra Santa. José Maria era estimado pelos seus seguidores, as pessoas socialmente desprovidas de tudo como uma boa pessoa que era o monge surgiu na hora exata para restabelecer a vida de muitos como de moradias, a saúde dos adoentados e desprovidos entre outro fatores. O costume do monge, de anotar as qualidades curativas das plantas que achava nas redondezas, o ajudou a construir no lote de um dos administradores uma botica, para melhorar a assistência de quem o procurasse.
O governo federal não viu com bons olhos o trabalho de José Maria, que passou a representar um risco para a ordem e segurança da região. Ele e seus seguidores foram severamente reprimidos pelas multinacionais e pela guarda armada do governo federal. Eles pretendiam dar fim aos povoados dos camponeses e obrigá-los a sair por bem ou por mal dos territórios dos quais haviam tomado posse. No mês de novembro de 1912 ocorreu a batalha de Irani, o qual marcou este conflito e desencadeou na morte do monge José Maria. Os sertanejos, inconformados com a morte de seu líder, partem para uma guerra civil.
O governo federal resolve usar todo seu poderio militar e abater as últimas resistentes camponesas, utilizando para este fim um grande contingente de soldados equipados com fuzis, canhões, metralhadoras e aviões, nunca antes usados em uma ação bélica desta magnitude.
Esta foto e de 1913.Camponeses treinado defesa pessoal com pedaço de pau durante as invasões de suas terras, pelos jagunços das madeireiras de época e dos Grelheiros ou seja dos CORONÉIS; Mai conhecido como A Guerra do Contestado.
Segundo dona Valdívia e a senhora Maria
Messias: Tudo acabou quando começo a chegada de multidão de gente para cá. Meu
pai na época falou assim: vai começar tudo de novo, vir gente para cá para
Palmas estão tirando muita gente do lugar e matando gente; são gente má. estão entrando com muitos homens no meio do mato e tirando arvores e fazendo estadas. Falaram que é uma estrada de ferro. Esta maldita estrada de Ferro vamos que fugir de novo daqui, disse meu pai. Eu me
lembro um pouco. Me lembro quando a mãe correu e me deixou cair e meu pai me
pegou pelo braço e saiu correndo. Eu sou do ano 13.
O
significado do contestado: diz o respeito daquilo que se contestou, que foi
discutido, impugnado ou questionado, rejeitar ou refutar é o contrario ou dúbio.
É não
concordar com a opinião de alguma coisa ou sobre algo e argumenta para
conseguir modificar aquela opinião ou decisão.
Achar algo que esta errado, pôr exemplo: Contestar uma decisão que é tomado
pelos governantes do País; Achar que esta decisão não foi e não esta correta,
contesta-se. Apresentar argumentos sobre o assunto determinado e tentar mudar o
que não é bom para maioria.
A SAGA DA FAMILIA PEDROSO PEREIRA
Em alguns momentos ficou confuso, por que Senhora Maria Messias e dona Valdivia sua irmã ela já com bastante idade, misturavam os acontecimento das guerras do Rio Grande do Sul com a Guerra do Contestado.
Gentilmente presentearam-me com fotos antiga da família Pereira, Pedroso, Ferreira, Santos, Souza e Araújo entre outros. Tenho estudado as fotos e comparados com as fotos dos camponeses do período da Guerra do Contestado tem muita semelhança.
Mateus José Pereira nascido no ano de 1849 aproximadamente e casou com a Maria Isabel de Souza. Ela nasceu no ano de 1865 aproximadamente. Tiveram vários filhos, mas um dele é o Januário Alexandre Pereira. Também pais da Maria do Pilar de Souza.
Inácio Galvão Franco nasceu no ano de 1861 aproximadamente; casou com Alcídia Maria de Jesus. Ela nasceu no ano de 1866.
Tiveram vários filhos entre ele a Hortência Maria de Jesus.
Filhos do casal
Máximo Pedroso de Araújo casou-se com Brasílica Santos de Souza
2ª Vesentina Pedroso
3º Durvalino de Araújo Pedroso
4ª Isabel de Sousa Pedroso
5ª Benvinda Santos Sousa Pedroso
José Pedroso de Araújo casou-se Maria do Pilar de Souza Pedroso
Mateus José Pereira nascido no ano de 1849 aproximadamente e casou com a Maria Isabel de Souza. Ela nasceu no ano de 1865 aproximadamente. Tiveram vários filhos, mas um dele é o Januário Alexandre Pereira. Também pais da Maria do Pilar de Souza.
Inácio Galvão Franco nasceu no ano de 1861 aproximadamente; casou com Alcídia Maria de Jesus. Ela nasceu no ano de 1866.
Tiveram vários filhos entre ele a Hortência Maria de Jesus.
Hortência Maria de Jesus nasceu no ano de 1884. Casou com Januário Alexandre Pereira. Ele nasceu no ano de 1876 aproximadamente.
Januário Alexandre Pereira nasceu no ano de 1882 aproximadamente. Casou com a Hortência Maia de Jesus. filha de Inácio Galvão Franco e de Alcídia Maria de Jesus. Filhos do casal
1- Antônio Alexander Pereira casou com Maria Messias de Souza Pedroso
2- Maria Rosaria Pereira casou-se com Durvalino Pedroso tiveram vários filhos:
3- Iracema Pedroso casou com Grecencio Pedroso filho da Vesentina Pedroso
4- Januário Pedroso morreu aos 14 anos de idade
Máximo Pedroso de Araújo casou-se com Brasílica Santos de Souza
Vários filhos e filhas entre eles:
1º José Pedroso de Araújo2ª
3º Durvalino de Araújo Pedroso
4ª Isabel de Sousa Pedroso
5ª Benvinda Santos Sousa Pedroso
José Pedroso de Araújo casou-se Maria do Pilar de Souza Pedroso
Filhos do casal:
1ª Maria Messias Pedroso de Souza
2ª Valdivia Alexandre de Souza Pedroso
3º Edevirgens Pedroso
4º Dejanira de Souza Pedroso
5º Angenor Pedroso
6º Itagiba Pedroso
7ª Maria Eugenia Pedroso
8º Antenor Pedroso
Nos Registros de Antonio Alexandre Pereira e da Maria Messias Pedroso. Aparecem registros com sobrenome variado como: Pereira, Pedroso ou Sousa. Em alguns registro dos filhos aparece o primeiro nome Messias em alguns filhos tem o registro com o nome da Mãe como Maria no inicio.
Então fica registrado neste blogger como Maria Messias nascida Pedroso e casada com Antonio Alexandre Pereira.
Maria Messias Pedroso é filha de José Pedroso e Maria do Pilar de Souza.
José Pedroso nasceu aproximadamente no ano de 1880 é filho de Brasilicia Ferreira Souza dos Santos.
1 - Antônio
Alexandre Pereira casado com Messias Maria de
Souza
Tiveram 9
filhos:
1-Patrício Alexandre Pedroso
Pereira 1ºmatrimonio com Lila Pereira e o
2º matrimonio com Alzenira Pereira
2-Maria
Conceição Pereira casou-se com João Aveles
3-Daniel
Alexandre Pereira casou 1º com Alzenira
Pereira, e o 2ºmatrimonio com
Helmtraut Bäringer.
Ezequiel Pereira
casou-se com Lurdes Koraleski
Eliseu Pereira
Casou-se com Doraci
Bernadete Pereira casou-se com Pedro
Inês Pereira
casou-se com Fernando Espósito
Eleir Pereira
não casou-se
2 -Maria
Rosaria Nascida Pereira e o Durvalino Pedroso
Filhos do casal:
1ª Durilia Pedroso
2ª Emiliana Pedroso,
3º Paulo Pedroso
4º Alaor Pedroso
5ª Maria da Luz
Pedroso
6º Verônica Pedroso
7ª Ione Pedroso
8ª Marilia Pedroso.
Senhora Brasilicia Ferreira dos Santos Sousa. nasceu aproximadamente no ano de 1865 ou 1864. |
Durvalino pedroso irmão do José Pedroso. Ele casado com Maria Rosaria Pereira ela irmão do Antonio Alexandre Pereira. |
Sebastiana filha da Brasilicia Ferreira de Souza Santos. Quem sabe o nome dela? |
Esta moça é Benvinda Ferreira de Souza; Tia da Maria Messias Pedroso, filha mais nova da Brasilicia Ferreira de Souza Santos. |
Senhor Antonio Alexandre Pereira e Senhora Messias Marias aos seu cinquenta anos de casamento |
Patricio Alexandre Pedroso Pereira com sua esposa Alzenira e filha e netos. |
Maria com seu filho Paulo |
Maria Criastina neta de Missias Marias e de Antonio Alexandre Pereira |
Jeovana e sua familia |
Esiquiel Pedroso Pereira com sua esposa Luordes |
Eliseu Pedroso Pereira com seu filho Vinicius |
O jovem desta foto são a quinta geração do Mateus José Pereira |
FALTA ADICIONAR INFORMAÇÕES E COLOCAR MAIS FOTOS. POR GENTILEZA FAMÍLIA : QUEM TIVER MAIS INFORMAÇÃO SOBRE E TIVER FOTOS ANTIGAS MANDE DIGITALIZADA PELO e-mail traud4@gmail.com. A FAMÍLIA AGRADECE. MIL BEIJOS A TODOS NO CORAÇÃO.
Aos fundos Adriano Pedroso Bonfim e Ana Bonfim, na fila da frente Filhas da Maria Rosaria Pereira . Falta colocar os nomes. |
As três moças sentadas filhas do Ezequiel Pereira e Lurdes Koraleski |
FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
Guerra do contestado clique aquie historia oral da Maria Messias Pedroso, Sogra da autora.
Historia oral da Valdivia Pedroso irmão da Maria Messias Pedroso.
e também dos filhos da Maria Messias Pedroso. Como: Patrício P. P., Maria C. A., Daniel A. P., Tereza B.; Bernadete P., Inês E.,e Eleir P. S..
www.tjpr.jus.br/guerra-do-contestado-museu
Revolucao Farroupilha
Guerra dos Farrapos
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